Image Map

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Crônica Literária

  • Elaborar um conceito de Crônica Literária a partir das informações abaixo:

"A crônica faz um casamento perfeito com a fala coloquial brasileira: o tom é casual, descontraído, de conversinha miúda. Mesmo quando é lírico ou tem uma pitada de trágico, o cronista vem chegando como quem não quer nada e... vapt,  agarra o leitor pelo colarinho." - Flora Bender e Ilka Laurito.
"A crônica brasileira tem dado uma contribuição notável à diferenciação da língua entre Portugal e Brasil, pois, ligada à vida cotidiana, ela tem que apelar frequentemente para a língua falada, coloquial, adquirindo inclusive certa expressão dramática no contato da realidade da vida diária." - Afrânio Coutinho.
"A crônica é uma espécie de texto literário que aproveita os pequenos fatos do dia-a-dia. Por assim dizer, qualquer assunto serve de motivação, pois surge de histórias que o cronista ouviu, passando por um processo de adaptação, ou criadas por ele mesmo." - Admmauro Gommes.

5 comentários:

  1. A crônica é um relato do acontecimento de pequenos fatos observados ou criados pelo cronista em um determinado tempo. Utiliza uma linguagem simples, coloquial, e espontânea, onde procura estabelecer uma aproximação entre o autor e quem está a ler, tendo em vista que, por se tratar de assuntos comuns do dia a dia, é de se esperar que o leitor se identifique com o que foi abordado e tenha uma reflexão sobre diversas questões sociais que o abrange.
    Por se tratar de uma forma de arte altamente pessoal, o cronista, através de suas obras, busca transmitir ao leitor seu ponto de vista perante os acontecimentos atuais. O bom de a crônica ser um texto absolutamente individual, é que mesmo se um assunto em comum for comentado por diversos cronistas, sempre teremos uma leitura diferente, já que cada autor tem sua própria forma de ver, compreender, e interpretar o mundo.
    Por possuir uma linguagem popular, onde geralmente é apresentada em um tom humorístico, a crônica literária brasileira, aliada a fatos do nosso cotidiano, é um texto de extrema importância para nossa Literatura. Vale ressaltar também, que a crônica é polimórfica, ou seja, pode ser apresentada de diversas formas sendo algumas delas: narrativas, jornalísticas, argumentativa, humorísticas.

    – Wanda Paola Dionizio de Melo

    ResponderExcluir

  2. Muito bom, Wanda. Estou aguardando os demais comentários da turma.

    ResponderExcluir
  3. Crônica é um relato do cotidiano ou simplismente criado pelo cronista, livre para ser escrito de deversas formas, podendo assim ser humoristica, narrativa, jornalistica ou argumentativa, a crônica também e esta isenta da necessedade de seguir a norma padrão culta fazendo uso da linguagem coloquial utilizando tambem girias para ter sempre um melhor alcance aos leitoris.

    Emilly Carolina Héstia Sobral de Melo

    ResponderExcluir
  4. A Crônica apresenta distinções das Fábulas e Poemas, pois esta é um comentário noticioso de fatos que têm como fundamentos mostrar na maioria das vezes os problemas sociais, porém podem se diferenciar umas das outras, ou seja, cada uma com característica própria. Neste caso depende do que o autor deve relatar e qual o tipo de público que este quer atingir.
    No período colonial muitas vezes eram citadas crônicas literárias de outros países, como por exemplo, França, Espanha e Portugal, com destaque nesta última. Com o crescimento populacional e com outras atividades momentânea as Crônicas desenvolvidas no Brasil relatavam a vida social marcada muitas vezes com críticas e ironias, ou seja, o dia a dia da população.
    Diante disso, as manifestações e opiniões citadas pelo autor expões os sentimentos como a sátira e a ironia, a Crônica apesar de ser muito trabalhada em jornais seus textos são marcados pelos comentários pessoais e o olhar mais subjetivo.


    Márcio da Silva Lira

    ResponderExcluir
  5. A crônica literária é um conjunto de fatos e comentários presentes no cotidiano das pessoas,podendo ser uma espécie de narração de acontecimentos e situações; È um texto curto narrado em 1° pessoa,onde o próprio escritor está a "dialogar",por ser usado uma linguagem popular; onde muitas vezes há o uso do humor.
    Normalmente possui uma crítica indireta. São também publicadas em jornais por escritores,muitas vezes reeditadas em livros. Diferente de outros gêneros literários, a crônica é escrita de forma pessoal, podendo ser escrita com base em opiniões e recordações do próprio autor ou com fatos da sociedade em que ele vive. Para que uma crônica possa ser escrita é necessário escolher um tema central, para apartir daí ser desenvolvido um texto, muitas vezes mostrando sentimentos como a ironia.


    - Robiélton josé da silva

    ResponderExcluir

Como você lida com o microcomputador?

                     Muito se tem discutido acerca da informática, de certo modo que, surgem ainda dúvidas sobre os materiais tecno...