Image Map

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Cerimônia de lançamento dos livros "Ocidente Tardio" e "Teoria da Poesia Absoluta"





Na noite de quarta-feira (06/12), nós discentes da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL) fomos privilegiados com o lançamento dos livros Teoria da Poesia Absoluta e Ocidente Tardio dos respectivos poetas Admmauro Gommes e Vilmar Carvalho, que reuniu uma gama de poetas e simpatizantes da  Literatura, dentre eles podemos destacar Vital Correa de Araújo, Juarez Carlos, Tarcísio Pereira,  João Constatino e o diretor da Famasul/FACIP, Flávio de Miranda. O evento deu início por volta das 20h, na Biblioteca Ascenso Ferreira na mesma unidade de ensino. 

Os livros buscam a importância da leitura para formação de novos profissionais trazendo consigo o compromisso de enriquecer a literatura local e formar profissionais acadêmicos na área da literatura.

Na obra “Ocidente Tardio: poemas da saudade e da distância”, Vilmar Carvalho transmitir a demasia nostalgia que sente pelos tempos estonteantes vividos na sua infância e juventude. Podemos perceber tais sentimentos explicitamente presentes em  “Bolo de Rolo” de sua coletânea de poemas, declamado por sua esposa, Eliete Carvalho:

“Depois de misturado, quem se lembra do trigo?
Depois do forno, quem se lembra dos ovos?
Depois de enrolado, quem se lembra do caldo?
Da goiaba ainda o gosto, a lembrança do quintal.

Do leite ali adormecido
Ainda o rugido do peito
A maciez da fauna eterna
E o cheiro do chá de canela

Da solteirisse da tia Carola
E a dádiva de Nossa Senhora
A pisada do pai Severo
E desarme de suas palavras

Quando provo desse bolo
Volto àquele menino
Sem tirar os olhos do forno
Ou o nariz do colo de minha vovó.”

Eliete Carvalho declamando "Bolo de rolo"

Admmauro Gommes, com sua plenitude, além de ser um grande dominador da técnica poética, é um ilustre autor e professor que vem de forma eficiente enriquecer a formação acadêmica. Suas obras transpassam nitidez, de maneira precisa e eficaz, transformando por completo, o leitor. O lançamento do livro “Teoria da Poesia Absoluta” é fruto das experiências obtidas no decorrer do seu trajeto profissional, reunindo conceitos que nos possibilita desenvolver e entender o processo de criação poética.  Admmauro, em seu discurso, demonstrou um grande afeto por Vital Correa, ao enfatizar sua importância na formação de diversos escritores, e também ao ressaltar a influência do mesmo em suas obras.

Eu, particularmente, fui influenciado por ele -Vital Correa- há uns quatro anos, e nesses quatro anos eu devo ter escrito sob influencia direta de Vital, em torno de quatrocentos (400) poemas. {...}

A cada dia, a cada período, surge alguém que se desperta para a literatura por conta das provocações de uma estranha poesia de Vital.” – Complementou Admmauro.

Admmauro discursando

Após a cerimônia, fomos contemplados com uma sessão de autógrafos, registrando esse momento sublime e os livros se deram por fim, oficialmente lançados. 

Vilmar Carvalho e Admmauro Gommes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como você lida com o microcomputador?

                     Muito se tem discutido acerca da informática, de certo modo que, surgem ainda dúvidas sobre os materiais tecno...