Image Map

domingo, 3 de dezembro de 2017

Quando não usar a Crase?



Antes de substantivo masculino. 

Exemplo: 
– Caminha a passo lento.

Antes de verbo.

Exemplo: 
– Estou disposto a falar. 

• Antes de pronomes em geral.

Exemplo: Eu me referi a esta menina.


[ATENÇÃO]: Existem três pronomes de tratamento que aceitam o artigo e, portanto, a crase. São eles: senhora, senhorita e dona.

Exemplos: 
– Dirijo-me à senhora.
– Entregou o lenço à senhoria.

• Com expressões formadas de palavras repetidas.

Exemplo: 
– Ele venceu de ponta a ponta. 

• Antes dos nomes de cidades.

Exemplo: Fui a Bonito. 

[ATENÇÃO]: Se o nome da cidade vier determinado por algum adjunto adnominal, ocorre crase. 

Exemplo: 
– Fui à Curitiba dos pinheirais.

• Quando um a (no singular) vem antes de um substantivo no plural.

Exemplo: 
– Contei o caso a pessoas estranhas. 

[ATENÇÃO]: Se o mesmo vier seguido de s, ocorrerá crase.

Exemplo:
– Contei o caso às pessoas estranhas.



Fonte: livro desafio atual do saber, grupo desafio editorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como você lida com o microcomputador?

                     Muito se tem discutido acerca da informática, de certo modo que, surgem ainda dúvidas sobre os materiais tecno...